quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sociologia da Educação - matéria da P1 do Mérida





Deu tempo. Agora, excepcionalmente, no blog - vamos que vamos, povo!


I – As bases sociológicas da educação:
Sociologia da Educação:  ramo da Sociologia preocupado com as interações sociais  às ações/reações de determinado grupo, sempre associados aos processos educativos.
Conceito de  Sociologia:
Segundo Auguste Comte: A ciência da sociedade.
Segundo Durkheim (abordagem restritiva): é o estudo das instituições sociais, de sua gênese e funcionamento.
Segundo Park (abrangente): a ciência do comportamento coletivo.
A Sociologia não se esgota no fato social, é preciso ir às próprias raízes da relação social, não apenas entre os homens mas até entre os animais que apresentam alguma manifestação de vida coletiva; conhecendo a origem qualquer de uma interação, entenderemos seus desdobramentos sucessivos.
O caráter dinâmico das relações sociais não pode escapar à sensibilidade dos estudiosos dos problemas sociais; nosso desempenho como educadores pode contribuir para retardá-las ou acelerá-las. E os professores (principalmente os primários) tem sido apontados como um dos grupos profissionais de mais acentuadas tendências conservadoras. As nossas escolas preocupam-se mais em ensinar aos jovens as disciplinas concernentes à técnica didática do que às voltadas para a fundamentação teórica da educação. Professores extremamente gabaritados na aplicação de métodos de aprendizagem mas incapazes de formular uma apreciação crítica razoável sobre o sistema educacional, no contexto global da sociedade.
Os futuros professores acabam aprendendo como ensinar, mas não aprendem por quê e para que ensinar.




II - Conceito de Educação:
Segundo Durkheim: “A ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas ainda não amadurecidas para a vida social”, ou seja: “Educação é a socialização da criança”.
Significado/importância da Educação: em última análise, é o que garante as condições de coesão, renovação e sobrevivência da sociedade.
Nas culturas complexas, é a educação que compete a tarefa superior de criar meios capazes de evitar que essa mesma complexidade destrua e elimine essa sociedade. As instituições educacionais que estabelecem e regulamentam mecanismos de transferência cultural, de formas de conhecimento socialmente úteis e domínio das técnicas de ação social para dominar essa complexidade contemporâneo-social.
Com isso, cada vez menos existem espaços para o autodidatismo, a improvisação, o “aprender a fazer, fazendo”. A passagem pelos bancos escolares assume um caráter cada vez mais compulsivo para todos que buscam seu “lugar ao sol”.
Conceito de Sociologia Educacional:

A Sociologia estuda a vida dos homens em sociedade; a Educação é o processo social pelo qual a Sociedade transmite sua herança, garantindo a continuidade da espécie humana. A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem, cabendo-lhe desvendar os véus que cobrem a realidade para ver até que ponto as necessidades sociais básicas estão (ou não) sendo atendidas com eficácia, apontando soluções viáveis para a superação de obstáculos que travam o funcionamento das instituições sociais.



III –  Cultura e Personalidade:





Segundo Ottaway:  “Personalidade é o tipo de pessoa que a gente é”, permitindo distinguir-nos uns dos outros ao mesmo tempo em que nos identificamos conosco mesmo. Através das formas de expressão de nossa personalidade é que somos reconhecidos pelos que nos cercam; por ela, expressamos nosso temperamento, tendências, atitudes em face do grupo, um somatório de aspectos somáticos, psíquicos e constitucionais que nos caracterizam.
No sentido antropológico, a personalidade entende-se como uma configuração que resulta da combinação ativa e renovada do meio físico e social em que vivemos, mais os fatores individuais, hereditários  ou congênitos que somos formadores.








IV  -  Educação dentro e fora da escola:
A educação ocorre em todos os ambientes  em que a criança se encontra, desde que haja adultos ou pessoas mais velhas, cujos padrões comportamentais a criança é levada a assimilar.
A educação é múltipla e una. A educação consiste na socialização metódica das novas gerações. O processo de socialização tende a ser coercitivo, impositivo e doutrinário (horário de refeições, educação sanitária, etc.) . A educação como socialização é constituído de dois seres: um ser individual (estados mentais que se relacionam conosco mesmo), e um ser social (sistema de idéias, hábitos e sentimentos que exprimem em nós o grupo ou os grupos que fazemos parte).
Não nascemos seres sociais e nem ele se desenvolve em nós, espontaneamente; É a educação, como socialização, que o leva a tais condutas sociais.
Na verdade, é o próprio indivíduo que se educa; porém, não nos esqueçamos que o grupo social dominante que cria o clima, proporciona os meios e determina os objetivos e a orientação deste processo.
Tanto fora quanto dentro da escola a educação pode ser intencional e não intencional.
Intencional: quando as condições  educativas (objetos, recursos, atividades) são previamente estabelecidas e arranjadas pelo grupo social; não intencional: quando o indivíduo (participante do grupo ou mero espectador) vai assimilando e incorporando maneiras de agir, pensar e sentir do grupo.








V -  Pequeno resumo histórico da educação:





A escola nem sempre existiu. Em sua evolução, podemos identificar várias fases: a época em que não havia escola, que todo adulto era professor; a escola da nobreza, na época medieval, em que predominavam os estudos literários; a escola da burguesia, na época moderna, quando começou a dar importância aos estudos científicos; a época posterior à Revolução Industrial, em que havia uma escola para os ricos, chegando aos estudos superiores, e uma para os trabalhadores, limitada ao primário; e a época do ensino público, gratuito e obrigatório até determinada idade (no Brasil é de 14 anos).

Pensamento de Jaime Pinsky, O Estado de São Paulo: “ Para ensinar cidadania, o professor tem de ser tratado como cidadão, e isso só ocorrerá quando uma irresistível e forte vontade política empolgar a nação” (01 jul 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário