quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Matéria de PPH - Terezinha Roza (P1 2012.2)




O apanhado da matéria de Terezinha Roza para hoje, nesse frio de lascar que assola Santa Cruz - vamos, povo!


Prática Pedagógica => liga-se à concepção do homem e do conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. Necessita-se compreender a função social da escola para que o aluno entenda a realidade como um produto das relações sociais  humanas concernente às suas necessidades.
Construindo a linguagem, o Homem torna possível operar na ausência do objeto, construindo a sua consciência racional.
Mesmo dividindo a tarefa de educar com a família, a comunidade e os meios de comunicação, ela ainda é o foco central da transmissão do conhecimento; tanto o aluno como o professor são os principais agentes deste processo. Por isso que consciência e criatividade precisam ser considerados como foco principal na escola.
A escola deixou de ser a detentora e transmissora do conhecimento e passa a ceder ao aluno um papel dinâmico na busca deste, ensinando o “aprender a aprender”.

Projeto Político Pedagógico (PPP) => Em poucas palavras:
·         É projeto porque reúne propostas de ações concretas a executar durante determinado período de tempo.
·         É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
·         É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O PPP é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Há uma preocupação de cunho democrático  em se organizar o trabalho pedagógico superando conflitos, buscando eliminar a competitividade, corporativismo e o autoritarismo, racionalizar a burocracia do seio da escola, romper a sequência impessoal de mando, reduzir a feudalização do trabalho escolar que blinda diferenças e estaciona iniciativas interessantes face à hierarquização de poderes na docência e na direção.
O PPP torna-se eficiente a partir duma relativa autonomia da escola e sua capacidade em delinear sua própria identidade na busca duma nova organização estrutural, na qualidade em todo processo vivenciado. A organização do trabalho pedagógico tem a ver com a organização da sociedade; uma instituição social inserida na sociedade capitalista, refletindo as contradições e determinações desta sociedade.

Planos de curso e de aula:
·         Plano de curso é um instrumento genérico e amplo de previsão das atividades de ensino de uma área de estudo durante um período. Quando organizado com seriedade enriquece profissionalmente, firmando um compromisso do professor com o aluno, a escola e com o currículo, considerando inclusive o conhecimento do alunado. Os elementos constitutivos deste plano são: objetivos gerais e específicos, o conteúdo, os procedimentos (metodológicos e técnicos), recursos didáticos e avaliação.
·         Plano de aula é um detalhamento do plano de curso, um meio operacional do trabalho do educador que sistematiza os elementos contidos no plano de curso, baseados no PPP da escola.  Libâneo(*) (1993, pág 241) indica as seguintes fases: preparação e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação de exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação e avaliação. A estruturação de um plano de aula não garante o sucesso da aula, mas quando o esquema formal entende-se como flexível, permite a reflexão sobre a prática e a reformulação destes em relação à realidade complexa que os professores enfrentam e ainda os surpreendem. A maioria dos professores roteiriza o plano para sua melhor orientação e utilizam-no em várias turmas, fazendo modificações na própria aula. Outros tem cuidado na sua elaboração seqüenciando as fases que se integram, de modo a aproveitar todas as possibilidades didáticas para ajudar o aluno no processo de construção e aperfeiçoamento do conhecimento.


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