O apanhado da matéria de Terezinha Roza para hoje, nesse frio de lascar que assola Santa Cruz - vamos, povo!
Prática Pedagógica
=> liga-se à concepção do homem e do conhecimento que fundamenta as relações
cotidianas. Necessita-se compreender a função social da escola para que o aluno
entenda a realidade como um produto das relações sociais humanas concernente às suas necessidades.
Construindo
a linguagem, o Homem torna possível operar na ausência do objeto, construindo a
sua consciência racional.
Mesmo
dividindo a tarefa de educar com a família, a comunidade e os meios de
comunicação, ela ainda é o foco central da transmissão do conhecimento; tanto o
aluno como o professor são os principais agentes deste processo. Por isso que
consciência e criatividade precisam ser considerados como foco principal na
escola.
A
escola deixou de ser a detentora e transmissora do conhecimento e passa a ceder
ao aluno um papel dinâmico na busca deste, ensinando o “aprender a aprender”.
Projeto Político Pedagógico
(PPP) => Em poucas palavras:
·
É projeto porque reúne
propostas de ações concretas a executar durante determinado período de tempo.
·
É político por
considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes,
responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade,
modificando os rumos que ela vai seguir.
·
É pedagógico porque define e
organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de
ensino e aprendizagem.
O
PPP é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com
o processo educativo da escola. Há uma preocupação de cunho democrático em se organizar o trabalho pedagógico
superando conflitos, buscando eliminar a competitividade, corporativismo e o
autoritarismo, racionalizar a burocracia do seio da escola, romper a sequência
impessoal de mando, reduzir a feudalização do trabalho escolar que blinda
diferenças e estaciona iniciativas interessantes face à hierarquização de
poderes na docência e na direção.
O
PPP torna-se eficiente a partir duma relativa autonomia da escola e sua
capacidade em delinear sua própria identidade na busca duma nova organização
estrutural, na qualidade em todo processo vivenciado. A organização do trabalho
pedagógico tem a ver com a organização da sociedade; uma instituição social
inserida na sociedade capitalista, refletindo as contradições e determinações
desta sociedade.
Planos de curso e de
aula:
·
Plano de curso
é um instrumento genérico e amplo de previsão das atividades de ensino de uma área
de estudo durante um período. Quando organizado com seriedade enriquece
profissionalmente, firmando um compromisso do professor com o aluno, a escola e
com o currículo, considerando inclusive o conhecimento do alunado. Os elementos constitutivos deste
plano são: objetivos gerais e específicos,
o conteúdo, os procedimentos (metodológicos e técnicos), recursos didáticos e
avaliação.
·
Plano de aula é
um detalhamento do plano de curso, um meio operacional do trabalho do educador que
sistematiza os elementos contidos no plano de curso, baseados no PPP da escola. Libâneo(*)
(1993, pág 241) indica as seguintes fases: preparação
e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria
nova; consolidação (fixação de exercícios, recapitulação, sistematização);
aplicação e avaliação. A estruturação de um plano de aula não garante o
sucesso da aula, mas quando o esquema formal entende-se como flexível, permite
a reflexão sobre a prática e a reformulação destes em relação à realidade
complexa que os professores enfrentam e ainda os surpreendem. A maioria dos
professores roteiriza o plano para sua melhor orientação e utilizam-no em várias
turmas, fazendo modificações na própria aula. Outros tem cuidado na sua elaboração
seqüenciando as fases que se integram, de modo a aproveitar todas as possibilidades
didáticas para ajudar o aluno no processo de construção e aperfeiçoamento do
conhecimento.
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